banner-cirurgia-robótica-tudo-que-voce-precisa-saber-uromed-são-josé-dos-campos

Cirurgia robótica na urologia: o que você precisa saber

Entenda como funciona a cirurgia robótica na urologia!

Você deseja saber mais sobre como a cirurgia robótica funciona na prática no ramo da urologia? Se sua resposta for sim, este artigo responde suas principais perguntas.

Podemos contemplar atualmente a maneira como a tecnologia tem se consolidado como uma parceira efetiva da medicina, já que ela oferece opções de tratamentos e operação mais eficazes e menos invasivos. Nesse quadro, a cirurgia robótica utilizada no campo da urologia torna alguns procedimentos mais simplificados, como no caso dos rins ou câncer de próstata.

Isso acontece porque o cirurgião passa a ter uma visão mais ampla e, consequentemente, é capaz de realizar movimentos mais precisos. Além disso, a cirurgia robótica apresenta o potencial de reduzir o tempo de recuperação do paciente!

Você deseja se aprofundar no assunto? Excelente. Nesse artigo iremos abordar o funcionamento da cirurgia robótica no campo da urologia, confira já!

Cirurgia robótica na urologia: como funciona

A cirurgia robótica é um método cirúrgico minimamente invasivo e inovador, que vem sendo aplicado no tratamento de diversos tipos de câncer com resultados notáveis.

Por causa de toda tecnologia envolvida, o procedimento foi identificado como o mais moderno no tratamento de câncer de próstata. Mas afinal, como a operação funciona?

Durante a cirurgia, o equipamento sustém a câmera e os instrumentos cirúrgicos necessários. No entanto, o cirurgião está ali o tempo todo, responsável por controlar os materiais e realizar a operação no paciente. Alguns cortes são realizados na média de 0.5 centímetros. Uma câmera minúscula é inserida, com alta tecnologia para efetuar o efeito de aumento da imagem 3d.

Assim, o médico realiza todos os movimentos controlando a mão robótica. Com este tipo de tecnologia medicinal é possível hoje realizar reconstruções, incisões, entre outros.

Quais são os principais benefícios da cirurgia robótica na urologia?

É certo que a cirurgia robótica possibilitou o avanço da precisão medicinal. Além disso, ela se manifesta como um avanço tecnológico notável, que marcou a história dos processos de cirurgia para sempre. No entanto, é importante saber identificar quais são, de fato, os principais benefícios da cirurgia robótica na urologia, especialmente se você pretende estudar, irá passar ou conhece alguém que está prestes a vivenciar a experiência de uma cirurgia robótica!

Mais do que uma alternativa moderna e complexa, esse procedimento apresenta uma série de novos benefícios para o paciente assim como seu cirurgião.

Você quer saber quais são as principais vantagens que a cirurgia robótica possibilita?

Confira logo abaixo:

  • Aumento na precisão do médico cirurgião

Sim, o que citamos anteriormente é verdadeiro e transformou em grande impacto a duração, o procedimento em si e a recuperação posterior do paciente. Isso porque a alta tecnologia implantada conta com uma câmera de amplo parâmetro que gera imagens em 3D do órgão a ser operado; inclusive uma imagem pode ser ampliada em até 15 vezes, o que é claramente impressionante.

O robô que atua na operação se compõe de quatro braços articulados. Neles há pinças cirúrgicas que efetuam incisões certeiras, movimentando-se em 360 graus e apresentando uma notável capacidade de adentrar regiões estreitas e de difícil acesso, áreas que inclusive limitam o movimento humano.

  • Incisões menores

As incisões são consideravelmente menores na cirurgia robótica do que as tradicionais, o que consequentemente contém o sangue e reduz o processo pós-cirúrgico do paciente.

  • Menor risco de complicações

Você sabia que a cirurgia robótica também permite um menor risco de complicações no campo da urologia? Veja, é certo que os cirurgiões – com sua vasta experiência e conhecimento – são capazes de realizar processos trabalhosos manualmente; no entanto, algumas áreas restritas podem reduzir o acesso e o manuseio dos instrumentos cirúrgicos, gerando complicações.

Nesse caso, como há menos sangramento, a probabilidade de que o paciente precise de transfusão é extremamente menor, assim como o risco do surgimento de infecção pós-cirúrgica. Além de que, como foi citado anteriormente, a operação robótica é minimamente invasiva.

O que eu preciso fazer antes de uma cirurgia robótica de urologia

Sim, é importante que o paciente se conscientize de alguns cuidados essenciais que precisa tomar no período pré-cirurgia. Afinal, o procedimento requer que o corpo do sujeito esteja preparado para as atividades complexas e precisas que estão prestes a ocorrer.

Em primeiro quadro, é orientado que o paciente realize um jejum de oito horas antes do horário marcado para a cirurgia. Este pode beber água até quatro horas antes da operação, depois disso, não será mais possível.

“Mas e se eu precisar ingerir medicamentos?” Sim, é possível, desde que seja feito com um pequeno gole de água durante o período de jejum. Se o paciente apresentar diabetes, ele precisa procurar orientações específicas com o endocrinologista para o seu caso.

Conclusão

Você compreendeu como funciona e quais são os principais benefícios de tal procedimento dentro da urologia, certo? Excelente.